terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Manuel Alegre


Sempre simpatizei com o Manuel Alegre. A imagem do senhor distinto de barbas nunca me foi indiferente, tanto pelo homem-poeta como pelo homem-político.
Manuel Alegre parece-me ser alguém que faz as coisas intensamente e eu gosto disso. Gosto de pessoas que podem suportar o peso da derrota, mas não podem viver sem travar a batalha. Gosto da entrega, da coragem, da ambição. Não sei se irá impor valores demasiado à esquerda, nem se o PS o vai apoiar, mas restam-me poucas dúvidas de que é de um Presidente com as características de Manuel Alegre que Portugal precisa urgentemente.
Tenho em Alegre a imagem do democrático, do lutador, do idealista e do sentimentalista. A imagem de um homem que nunca desistiu de Portugal e que está disposto a continuar a lutar. A imagem de um senhor que surge, não só nos momentos de glória nacional, mas principalmente quando o país mais precisa. Foi assim antes do 25 de Abril e é assim hoje.
Manuel Alegre é o único político da esfera política portuguesa que menos se assemelha à reprodução convencional do político economista, demagogo, frio e calculista e eu gostava muito que ele fosse o nosso presidente.

"Mesmo na noite mais triste
em tempo de sevidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não. "

Sem comentários:

Enviar um comentário